G. R. T. O. Império Alviverde

`

Torcida » Bateria

Características da Bateria da Império

Bateria Império Alviverde

A Bateria é a alma e o coração de uma torcida, é uma verdadeira orquestra formada exclusivamente por instrumentos de percussão de sons graves, agudos e médios, que são distribuídos de acordo com o mestre da Bateria. Suas batidas firmes pulsam sempre no compasso binário, ou seja, (2/4), que é a divisão de uma unidade de tempo em duas partes iguais, um tempo forte e um tempo fraco.

A Bateria do Império é motivo de orgulho para todos os torcedores, pois além de ser um patrimônio vivo e existente há anos, tem uma característica própria que faz a diferença entre o Império e as outras, um suingue firme, com repiques acentuados e caixas dando um toque especial. Suas batidas firmes seguram o ritmo da torcida, como se energizassem o estádio antes, durante e após os jogos.

Devido ao fato de o Império Alviverde não possuir escola de samba, como outras organizadas, a torcida tem orgulho de ter a melhor Bateria de "torcida organizada" do Brasil. Todos os seus instrumentos são personalizados na cor verde com o brasão do Império.

O diretor de Bateria tem o dever e a obrigação de zelar pelos instrumentos da torcida Império, criar normas, impor respeito e disciplina, afinar os instrumentos e carregar com orgulho o nome da nossa querida torcida aos quatro cantos do país, bem como sentir-se orgulhoso por fazer parte da direção e do Império Alviverde.

Mestre de Bateria

O mestre de Bateria tem os mesmos deveres e obrigações que o diretor, porém ele possui uma característica que o aproxima a um maestro de orquestra, pois é ele que cuida do ritmo, cria novas batidas e coordena a Bateria nos ensaios e jogos.

Expressões utilizadas

O ritmo é a disciplina do tempo na execução dos sons, medida de duração das notas; A altura é a distribuição dos sons em graves, médios e agudos; A duração é o tempo de vibração dos sons; Intensidade é o grau de força usada na execução dos sons, mais fortes ou mais fracos; O timbre é a qualidade e reconhecimentos dos sons; Compasso é a divisão da música em tempos iguais; O tempo é uma pequena parte da duração dentro de um compasso; Andamento é o grau da velocidade da música.

Instrumentos da bateria

Surdos, surdos de primeira, surdos de segunda, surdo de terceira, caixas, repique, tamborim e chocalho.

Quando do alto da Bateria, na arquibancada do Couto Pereira, eu olho o estádio ao meu redor, um sentimento de orgulho toma conta de mim e não posso evitar um pensamento condenável pelo que há nele de soberba e vaidade: "Meu Deus, como pude chegar tão alto nesta vida!" Perdoem. Sei que é muito feio sentir-me assim. Mas não tenho vergonha de confessá-lo, porque não é de mim que me orgulho, é desta Bateria fantástica que não toca como as demais: pulsa como um coração. O coração verde-e-branco da minha torcida querida.

Autor: Miguel Ribas.

Shows e ensaios

A Bateria da Império possui ensaios semanais abertos ao público que acontecem sempre aos sábados. Os interessados devem comparecer na sede da torcida e falar com o mestre da Bateria.

A Bateria também está à disposição das pessoas para apresentações em festas, eventos e outras, sempre com uma apresentação especial para você.

A Bateria do Império, em todos os jogos, mostra porque é conhecida nacionalmente através do seu esplendor. E agora com a "Bateria Show" não é diferente, pois com a magnitude de seus ritmistas que empolgam a todos com seu batuque, eles fazem da sua festa um grande e animado evento.

Show e ensaio da bateria.